Pastor Rodrigo Michel - É formado em teologia, cursando pedagogia e atua como pastor auxiliar na Igreja Presbiteriana Renovada - 17-05-2019
O que fazer quando algo ruim acontece com a família? Passamos por crises ou baixa na área profissional, mas quando algo acontece no casamento ou filhos desestabiliza uma família. A família constantemente está sendo atacada, seja pela imposição de novos conceitos sobre família ou pela velha artimanha do diabo que desde o Éden está buscando “Matar, roubar e destruir” a família, esse é o objetivo do inimigo da família.
Logo após toda a tragédia da queda de Adão e Eva o homem passou a colher os frutos da maldição, a terra passou a produzir ervas daninhas, espinhos, abrolhos. Houve muito trabalho, a mulher agora tem dores no parto, creio que a TPM também surgiu da maldição (rsrsrs) houve um desiquilíbrio e que afetou principalmente a família.
Adão e Eva tiveram filhos, dentre eles Caim e Abel. Caim em um estado de inveja e fúria mata seu irmão Abel, pois o sacrifício de Abel achou graça diante de Deus, porque ele levou logo dos primeiros animais para Deus, já Caim a cabo de alguns dias trouxe de seus frutos.
Que cenário, que situação passou esse primeiro casal, aqui se instalou uma crise familiar, tristeza, sentimento de perca misturados com sentimentos de culpa. O que fez esse casal, e como podemos aplicar em nossa vida hoje? ELES RENOVARAM!
Citando a Bíblia em Gênesis 4.25 “Novamente Adão teve relações com sua mulher, e ela deu à luz outro filho, a quem chamou Sete, dizendo: "Deus me concedeu um filho no lugar de Abel, visto que Caim o matou".
O que chama atenção é o nome desse filho, pois nos tempos bíblicos dar nome significava muito, era o momento vivido, era o que eles estavam vivendo. E quando eles colocaram o nome de “Sete” não é no sentido de numeral, mas o seu significado: RENOVO, NOVA PLANTA, ou seja, UMA NOVA ÁRVORE GENEALÓGICA.
Às vezes precisamos recomeçar, e o mais interessante que isso faz parte da vontade de Deus, pois o Senhor sempre está renovando. A Bíblia fala das misericórdias de Deus que se renovam a cada manhã, a Bíblia mostra Jesus como um Renovo, “Naquele dia, o Renovo do SENHOR será de beleza e de glória...” (Is. 4.2). Quando decidimos RENOVAR NOSSA FAMÍLIA, ou qualquer área da nossa vida que precise de um renovo, o Senhor olha para nós e nos direciona, proporcionando os meios, coloca pessoas para nos abençoar, abre portas, traz sabedoria e conhecimento para que o RENOVO de fato aconteça.
Na vida de Adão e Eva foi assim, após Sete, que foi o início do renovo, nasceu Enos e a Bíblia diz que ele começou a invocar o nome do Senhor, invocar tem o sentido de chamar mais alto, uma adoração, prestar culto, o texto não registra como, não mostra a liturgia, mas foca em mostrar o coração do homem vazio, buscando preencher com adoração, e adoração a Deus. A sequência da descendência de Adão e Eva é fantástica, Deus se manifestou, renovou e agiu com misericórdia. Nasce Cainã, com significado de possuidor de terra, homem de territórios, alargou as fronteiras, cresceu no que tinha. Depois veio Maalalel que significa louvor de Deus, um ministro do louvor, levita, alguém com habilidades de canto. Depois nasceu Jarede, que significa descida, não no sentido de humilhação, mas no sentido de se prostrar, um adorador! Depois nasceu Enoque, a Bíblia relata que Enoque andou com Deus, foi amigo de Deus a ponto de Deus o levar para si, foi transladado e não experimentou a morte. Antes de morrer Enoque tinha gerado Metusalém, o homem que mais viveu na bíblia, seu nome também significa talentoso. Depois nasceu Lameque, que significa poderoso, um homem influente, que tinha poder para influenciar. E por último nasceu Noé, que significa repouso, este é muito conhecido pois foi o responsável pela construção da arca que resistiu ao dilúvio. Deus achou graça na vida de Noé em meio a uma geração perversa.
Veja o RENOVO na FAMÍLIA, como que de uma tragédia, de uma crise, de uma situação terrível, Deus se manifesta e muda o rumo de uma família. Deus quer te abençoar, é o desejo do Senhor sobre a família, Deus ama as famílias. Mas você precisa decidir se quer esse renovo ou ficar preso nas tragédias e crises familiares. Decida renovar!
Êxodo 20.5-6 “que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.