• E-mail

    revistatelespires@gmail.com

Julio Marcio Bustamante - Formado em Administração na Universidade FUMEC, MBA em Gestão de Pessoas na FGV em empresário no ramo de Turismo, Telecomunicações e Frinshing - 17-05-2019

A vida é feita de desafios e acredite, não há nada mais difícil que gerir uma família. Você não pode simplesmente substituí-los como fazemos em uma empresa. Temos que conviver e sempre achar uma decisão pacífica para os problemas, não é mesmo?

Todos os dias temos inúmeras decisões importantes a serem tomadas e nem sempre nos damos conta de que essas decisões são de extrema importância para o dia de amanha. Decisões essas que achamos irrelevantes e outras da mais alta importância que as vezes são tomadas por impulso e essas atitudes terão reflexos no futuro.

Voce  analisa friamente cada decisão que se toma no dia a dia? Acredito que a maioria das nossas atitudes nem sempre são medidas como deveriam. Mas a vida é assim, dinâmica e requer movimentos rápidos em certos momentos, não é mesmo? A vida empresarial não é em nada diferente do que vivemos na vida pessoal. O que definirá a continuidade do seu sucesso ou o inicio é o quão hábil e preparado você esta para tomar decisões .

Mudar estratégias, fazer movimentos verticais, decidir a hora de fazer novo aporte financeiro e principalmente analisar o quão motivados e preparados estão seus colaboradores é a chave para o sucesso.

Voltamos no velho ditado, o olho do dono é que engorda o gado. Isso nem sempre significa estar 100% com a mão na massa, mas você é o responsável da empresa e ter tempo para analisar as situações e condições em que ela se encontra é fundamental nesse mundo empresarial. A relação da sua vida pessoal com sua vida profissional sempre andam em paralelos. O apoio da família ajuda a enfrentar as dificuldades ao longo do caminho. Ter uma boa relação patrão - funcionário aumenta em muito a sua perspectiva de crescimento. Pessoas boas te levam ao sucesso!

Empreender requer forca de vontade. Mas apenas força de vontade não nos leva ao sucesso. De nada adianta estarmos cercados de boas pessoas, termos a motivação necessária e não estarmos capacitados tecnicamente para assumir essa nova responsabilidade. Se preparar para abertura de um novo negocio ou para uma mudança dentro de uma empresa é a peça chave para o sucesso. Isso te ajudará a diminuir as suas chances de fracasso. Analisar o movimento do mercado e conhecer bem seus concorrentes são apenas umas das obrigações que um empreendedor tem. Agir por impulso ou apenas pela força de vontade de acertar não resultarão, na maioria dos casos, em sucesso.

A media de estudos para abertura de um novo negocio hoje no Brasil está em torno de 6 a 12 meses e de retorno do capital esta entre 12 a 36 meses. Sendo assim, avaliar o montante necessário para se abrir uma empresa ou realizar uma mudança drástica no seu negocio é fator de extrema importância ja que vários quesitos devem ser considerados na conta. Saber o total do investimento imediato, a medio e a longo prazo, tornarão sua vida menos complicada e te ajudarão nos primeiros passos. De nada adianta ter capital inicial se não tiver um fundo de caixa, considerando que o prazo de maturação do seu negocio não depende só de você, mas da conjuntura dos processos acima: pessoas, capital, mercado e concorrência.

A única maneira de saber se seu negocio terá sucesso ou fracasso é estipulando prazos e metas para cada um dos passos que serão tomados, desde a construção ate o inicio da operação.

Então sejamos práticos, invista, acredite em seu potencial e analise tudo friamente. Famílias, nao so a sua, dependem do seu sucesso.