Dra. Camila C. Miranda - Ginecologista e Obstetrícia - CRM 7019 RQE 4231 Médica formada pela Universidade de Cuiabá/MT UNIC, Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Geral Universitário HGU e Pós Graduação Colposcopia e Patologia do Trato Genital Inferior pela CETRUS. - 17-05-2019
A realização do pré-natal representa papel fundamental na prevenção e/ou detecção precoce de patologias, tanto maternas como fetais. Sendo o Obstetra o profissional de saúde mais próximo da gestante, cabe a ele acolher e realizar orientações pertinentes; uma orientação a ser realizada é sobre o quanto de peso pode-se ganhar na gestação e como evitar o ganho de peso excessivo na gestação.
A gravidez é um momento delicado e requer cuidados especiais, principalmente quando o assunto é a alimentação, sendo esta uma relação direta entre a saúde da mãe e do bebê. A gestação caracteriza-se por período de risco para o desenvolvimento de excesso de peso em mulheres e, caso não ocorra orientação e intervenções adequadas, o sobrepeso e a obesidade podem contribuir para diabetes gestacional, pré-eclâmpsia e infecção do trato urinário, entre outras.
A gestação não é uma época para fazer dietas restritivas e pensar em emagrecimento, por outro lado, também não significa comer em excesso ou ‘‘comer por dois’’. Os nove meses de gestação exigem uma alimentação equilibrada, com todos os grupos alimentares, o que não significa exagerar no consumo, portanto, a alimentação precisa ser selecionada e muito mais balanceada.
Exercícios físicos durante a gestação.
Esta orientação deve ser feita, tanto para as mulheres fisicamente ativas, quanto para aquelas sedentárias. No caso das sedentárias, a orientação é de atividades de intensidade leve e nesse caso, a caminhada pode ser o início de uma proposta maior. Já para as mulheres fisicamente ativas, a orientação deve ser manutenção das atividades físicas compatíveis, adequando-as em relação a idade gestacional.
Praticar exercícios físicos regularmente ao menos 30 minutos ao dia, pode promover inúmeros benefícios, quando acompanhado por uma equipe multidisciplinar, como, por exemplo, prevenção de diabetes gestacional.
A melhora da qualidade de vida da mulher deve ser o foco das intervenções, que devem abordar, além do controle do peso, as dores posturais, o estresse, a diminuição do risco de depressão puerperal, a maior autonomia no trabalho de parto.
As grávidas saudáveis devem ser encorajadas a realizar exercícios de intensidade leve-moderada, 3 a 5 vezes por semana, durante 30 minutos ou mais.
Lembrando que sempre antes de qualquer início e decisão de prática de atividades físicas, deve ser conversado com o seu médico obstetra, pois, apesar dos benefícios, existem situações em que sua contraindicação ainda é absoluta.
Dicas de atividades físicas.
Aeróbicas: a caminhada é a mais realizada, seguida pelas atividades aquáticas (associada a melhora do edema);
Atividades de força: pilates e a musculação ‘‘com supervisão de profissional capacitado’’;
Atividades relaxamento: alongamento e yoga;
Não são recomendadas atividades com risco de queda, como ciclismo, cavalgada e escalada.
Dicas para uma gravidez saudável.
Faça consultas pré-natal regularmente;
Beba água a vontade, de 1,5 a 2 litros ao dia;
Consuma pelo menos 3 frutas ao dia, além de legumes e verduras no almoço e jantar;
Fracione as refeições em 6 a 8 vezes ao dia, com pequenas quantidades e mastigue devagar;
Evite ingerir líquidos durante as refeições, para facilitar a digestão e evitar a azia;
A carne é muito importante nesse período, por ser rica em ferro e proteínas. Para facilitar a absorção do ferro, consuma com frutas ricas em vitamina C, como laranja e limão.
Consulte seu obstetra e pratique atividades físicas regularmente (caso não haja contraindicação para a mesma).
O ganho de peso adequado na gestação varia de acordo com o IMC (Índice de Massa Corporal) de cada paciente, necessitando de uma avaliação individualizada junto ao seu obstetra e verificar a necessidade de uma avaliação conjunta com uma equipe multiprofissional.
IMC antes da gestação - Ganho de peso total (kg) - Ganho de peso semana (g/semanal) a partir do 2º trimestre
<19,8 (baixo peso 12,5 a 18 500g
19,8 a 26 (normal) 11,5 a 16 400g
26 a 29 (sobrepeso) 7,0 a 11,5 300g
>29 (obesidade) <=6 300g