• E-mail

    revistatelespires@gmail.com

Kelven Cristian Rocha Santos - Atua na área de Design de Marcas e criação para Mídias Sociais, estudante de Ciências Contábeis, divide as madrugadas entre trabalhos da faculdade e projetos de design. - 17-05-2019

No mercado competitivo que temos hoje, o posicionamento da empresa nunca foi tão importante. Todos os dias buscamos nos destacar da concorrência com campanhas de marketing, promoções e eventos, com o único objetivo de atrair mais clientes. Mas dentre tantas formas de comunicação, uma delas é praticamente ignorada por grande parte das empresas que estão começando, a Identidade Visual.

Afinal, o que é Identidade Visual?

É tudo que representa visualmente e de forma sistematizada um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. Em outras palavras, é um conjunto de atributos que torna uma empresa especial e diferente de todas as outras. Um dos elementos mais conhecidos da identidade visual é o logotipo, que geralmente é a primeira ligação entre a marca e o consumidor.  O Logotipo para a empresa é tão importante quanto o nome, pois através dela é informado ao consumidor qual a missão, visão e os valores que norteiam a empresa.

Devido ao início complicado financeiramente várias empresas adiam por muito tempo o desenvolvimento de sua identidade visual, e com o passar do tempo surgem vários problemas causados por essa negligência, e pensando em te ajudar a evitar isso, criei uma lista de 05 erros graves que são cometidos na hora da escolha da sua Identidade Visual.

1 – Não valorizar o intangível!              

Por ser um produto intangível (algo que não podemos tocar) tendemos a não conseguir enxergar o valor merecido que se deve dar à Identidade Visual da nossa empresa, mas devemos nos atentar aos graves problemas que são causados quando não valorizamos a nossa marca. Da mesma forma que nos vestimos com a nossa melhor roupa para causar uma boa impressão, devemos também nos preocupar com a imagem da nossa empresa.

Infelizmente é normal para empresas que não possuem uma Identidade Visual, não terem um padrão visual de sua marca, ou seja pra cada mídia ou material que a marca será reproduzida utiliza-se um tipo de representação gráfica, o logotipo sempre está com cores variadas, distorções, tipografia ilegível e entre outros erros que geram uma confusão na mente do cliente, impedindo assim a sua memorização.

2 – Logotipo tem que ser bonitinho!

O mais cometido de todos os erros, é causado na maioria das vezes devido ao profissional escolhido ao desenvolver o projeto negligenciar informações importantes referente ao conceito do trabalho e o que ele irá representar para a empresa. Visto que o cliente não tem conhecimentos técnicos sobre o assunto, tende a acreditar que o logotipo tem que ser apenas esteticamente bonito.  Muitas das vezes, o logotipo da empresa contém várias cores, tipografias sem representatividade e um símbolo que foi copiado da internet. Resumidamente é um conjunto de elementos que não significam absolutamente nada, além de não expressam a missão da empresa aos consumidores.

O verdadeiro Designer Gráfico (Profissional), sabe que como disse Steve Jobs, Design não é forma, é função. Ou seja, não é só de estética que se baseia um bom projeto de Identidade Visual, mas de sua aplicabilidade, pregnância, simplicidade e representatividade. E quando esses profissionais se preocupam apenas no pagamento no fim do projeto, ignoram fatores importantes e acabam por entregar ao cliente apenas o que se é visualmente agradável (supostamente).

3 – Copiar logotipos de marcas famosas!

Pode parecer vantajoso no início, mas esta prática com o passar do tempo vai causando insegurança ao seu cliente, pois não é possível transmitir a real identidade da sua empresa, além de causar a sensação de incapacidade e desleixo, haja visto que a prática é ilegal e todos nós já tivemos problemas causados por cópias baratas alguma vez na vida. Além disso, o máximo que sua empresa conseguirá é virar alvo de chacotas e impulsionar ainda mais a visualização da marca que foi copiada.

4 – A armadilha do material impresso.

Um projeto bem elaborado de Identidade Visual pode levar semanas ou até meses para sua finalização, pois no meio deste processo, são feitos vários estudos, rascunhos e testes até se chegar à um resultado que agrade o cliente e que seja funcional. Mas infelizmente é normal empresas oferecerem serviços como: “produzimos logotipo em 24 horas”, ou em “faça seu cartão de visita e ganhe um logotipo”.  Devido ao tempo e dedicação que o trabalho necessita é inviável para estas empresas gastaram dias e dias na produção de um logotipo para fazer uma impressão de uma fachada, folheto, banner ou qualquer outro material impresso, sendo assim muita das vezes entregam apenas aquilo que é mais vantajoso para si, pensando apenas na qualidade impressa.

5 – Contratar um amador.

Na busca de opções mais viáveis financeiramente ou por falta de conhecimento, muitas das vezes as empresas optam por não escolher o profissional correto para a confecção de sua Identidade Visual, e isso traz consigo todos os outros erros que de forma negativa impedem que sua marca seja lembrada pelos seus clientes. Na imagem abaixo temos alguns exemplos de logotipos que retratam muito bem a realidade de profissionais não capacitados para desenvolver este tipo de projeto.

Infelizmente também é muito comum “Designers” (Ou pelo menos acreditam que são) utilizarem de logotipos de empresas de outras cidades, sem o conhecimento do cliente e apenas realizarem alterações e adaptá-las ao novo cliente. Ou acreditarem que estão aptos porque trabalham em gráficas ou empresas de comunicação visual a desenvolver tal projeto sem se aperfeiçoar profissionalmente e buscar qualificação específica, haja visto que cada área do Design tem seu objetivo ou função.

Um bom Designer, sabe que além de representar a empresa o logotipo tem que ser memorável, e isso só é possível através da simplicidade. A Máxima “Menos é mais”, nunca representou tanto o design como nos dias de hoje. Temos vários exemplos no mundo todo de grandes marcas que optarão pelo minimalismo e simplicidade, Apple, Coca Cola, Google, Nike entre outros casos de sucesso resumem facilmente este conceito de comunicação visual.

Concluindo...

Para que sua empresa tenha o sucesso que você espera, dedique um pouco mais de atenção à Identidade Visual da sua empresa, lembre-se que se você causar uma boa impressão logo de cara, com certeza o seu cliente ou  futuro cliente irá sempre lembrar de você, pois verá que sua empresa tem preocupação com a qualidade, e está comprometida em sempre entregar produtos e serviços da melhor forma possível. Tenha em mente que a empresa é uma extensão do proprietário, e da mesma forma que você quer passar uma boa impressão aos seus familiares e amigos, também deve se preocupar com a imagem da sua empresa perante aos seus consumidores, pois o sucesso dos seus negócios é feito e depende de pessoas.