• E-mail

    revistatelespires@gmail.com

Dr. André Luis Brochini dos Santos
CRMV  3059 MT
Médico Veterinário formado em 2005 pela Universidade
Camilo Castelo Branco - Fernandopólis/SP

A IMPORTÂNCIA DA VACINA

Cada dia mais queremos que os nossos animais tenha uma longevidade com saúde e qualidade. Estamos trazendo nossos pet's cada dia mais para dentro de nossos lares, fazendo parte de nossa família. Sendo assim, existem algumas atitudes que devemos tomar para isso acontecer.
Nessa edição, abordaremos sobre a importância da vacinação.

O que é a vacina?

    A vacina é uma preparação biológica que fornece imunidade adquirida ativa para uma doença particular. Uma vacina tipicamente contém um agente que se assemelha a um microrganismo causador de doenças e é muitas vezes feito de formas enfraquecidas ou mortas do microrganismo, das suas toxinas ou de uma das suas proteínas de superfície. O agente estimula o sistema imunológico do corpo para reconhecê-lo como uma ameaça, destruí-lo e a manter um registro dele para que o sistema imunológico possa reconhecer e destruir mais facilmente, qualquer um desses microrganismos que mais tarde encontre.
(https://pt.wikipedia.org/wiki/Vacina)

Porque devemos vacinar?

    Como os nossos animais são facilmente acometidos por inúmeras doenças devemos vaciná-los, pois apenas assim poderemos impedir que estes agentes patogênicos, ou seja, que causam enfermidades, venham a acometer nossos companheiros. Através da vacina podemos proporcionar aos nossos pet´s uma imunidade, evitando assim doenças altamente letais (que levam a morte).

Onde devemos vacinar?

    O Médico Veterinário é o profissional que estudou para auxiliar e manter a sua saúde dos animais em plena forma, esse profissional deve ser procurado sempre que for tratar de qualquer assunto ligado a vida do seu animal, existem hoje inúmeras clinicas veterinárias em nossa região, então busque uma de sua confiança e leve o seu pet, os profissionais estão aptos a passar todas as informações e sanar possíveis dúvidas.

Quais vacinas usar?

    Cada espécie possui a vacina adequada, os cães e gatos que são os pet's mais comum em nossos lares, possuem vacinas especificas, os cães ao completarem 30 dias devem ser desverminados, ou seja, é dado um medicamento que repele ou mata os vermes, aos 45 dias deve ser repetido o vermífugo e administrada a primeira dose de vacina, esta produzida por um laboratório idôneo, que respeite as normas do ministério da agricultura. 
Para os cães
•    As vacinas no mercado protegem contra Cinomose canina (CD), da Hepatite Infecciosa Canina (ICH) causada pelo Adenovírus canino Tipo 1 (CAV-1) de doença respiratória causada pelo Adenovírus canino Tipo 2 (CAV-2), da Parainfluenza canina causada pelo vírus da Parainfluenza (CPI), da Enterite causada pelo Coronavírus canino (CCV) e Parvovírus canino (CPV) e das Leptospiroses causadas pela Leptospira canicola, L. grippotyphosa, L. icterohaemorrhagiae e L. Pomona, denominada V 10.
•    Vacina contra Tosse dos Canis (Bordetella bronchiseptica)
•    Vacina auxiliar na prevenção da doença clínica causada por Giardia lamblia.
•    Vacina para cães como um auxiliar na prevenção da raiva.
Para os Gatos
•    Prevenção das doenças causadas pelo vírus da Rinotraqueíte, Calicivirose, Panleucopenia e Leucemia felina, e por Chlamydia psittaci, em gatos, denominada quintupla felina.
•    Vacina para gatos como um auxiliar na prevenção da raiva.

Protocolo de Vacinas

    O protocolo de vacinas é feito pelo profissional de acordo com a orientação do fabricante das vacinas, via de regra segue a seguinte ordem:

Cães
•    45 dias primeira vacina, sendo ela a V8 ou V10, a diferença entre elas são 2 cepas da leptospirose.
•    Após 21 dias, a segunda dose de V8 ou V10, primeira dose da vacina de bordetella e primeira giárdia.
•    Após 21 dias, a terceira dose de V8 ou V10, segunda dose contra bordetella e segunda contra giárdia.
•    Após 21 dias, quarta dose da V8 ou V10.
•    A partir dos 90 dias já pode ser administrada a vacina contra a raiva.
•    Todas as vacinas devem ser repetidas anualmente, independentemente da idade do seu cão.

Gatos
•    60 dias a primeira dose de quíntupla, quadrupla ou tríplice felina.
•    Após 21 dias a segunda dose de quíntupla, quadrupla ou tríplice felina.
•    A partir dos 90 dias pode ser administrada a Vacina contra a Raiva.
•    Todas as vacinas devem ser repetidas anualmente, independentemente da idade do seu gato.

Conclusão

    A vacinação é a melhor forma de propiciar em nossos pet´s, a vida saudável e longa que desejamos a eles. Não podemos deixar de realizar esse ato que traz tantos benefícios para a saúde do seu companheiro.

    Procure o médico veterinário de sua confiança e tenha um animal saudável e feliz em casa.