Cassiana Guerra Rothen Faust
Formada em Design de Moda atua no mercado da Moda há 15 anos.
MODA E A CADEIA DE EMPREGO
Quando não se conhece a realidade dessa área, mal se sabe em quantos setores pode-se encaixar o conhecimento relacionado à moda. Quando questionamos pessoas sobre o que se sabe a respeito, normalmente as respostas cercam sempre sobre o mesmo ponto de vista, estilista, alfaiate, costureiras... Mas o universo de possibilidades de trabalho na área é infinitamente maior e desperta muita curiosidade.
São 14 anos de formação, formação essa que do ponto de vista das pessoas desinformadas, na época era questionada como “sem futuro” ou “fútil”.
Lembro que nada se sabia, eram pouquíssimas as Universidades e instituições que dispunham de cursos voltados ao “Mundo da Moda” e a grande maioria era recente ou as que tinham um Currículo mais extenso, ficavam no exterior.
Hoje venho falar de forma resumida um pouco para esse público que se interessa em saber um pouco mais sobre esse mercado que gera grandes redes e cadeias de emprego.
Dentro do composto desenvolvimento de coleção na área da confecção (ou facção) na “empresa de moda” necessita-se primeiramente de um responsável pela pesquisa e Projeto de Coleção. Normalmente essa pessoa é o ESTILISTA ou DESIGNER DE MODA. Para se ter uma noção do quão complexo é esse processo, levaria aqui algumas páginas para descrever o cronograma de criação que normalmente é utilizado. Mas resumidamente este cronograma é composto por pesquisa de tendências, cores, materiais, aviamentos, estampas, aplicações em geral, beneficiamento para aplicação nas peças, desenhos fashion ou croquis, desenhos técnicos, modelagem, pilotagem, adaptação, e aprovação final da coleção. Ufa... O ESTILISTA pode ser um multiprofissional apto a fazer todas as etapas, ou trabalhar em equipe onde cada um desenvolve uma etapa a ser avalizada no final. E ai já se soma vários profissionais que fazem parte da cadeia.
Nessa linha de pensamento, vem o MODELISTA, que planifica os croquis em “moldes planos” das partes que compõem uma roupa, ex: uma blusa, normalmente é formada por uma parte da frente, costas, duas mangas, e seus detalhes, tudo isso são moldes que vão ser sobrepostos aos tecidos para o corte e montagem da peça. Pode ser feito de forma manual, e bastante trabalhosa, ou feita com a ajuda de softwares como o Audaces que foram desenvolvidos para a impressão dos moldes de forma precisa. Existem cursos técnicos que ensinam a profissão que é uma das partes mais importantes do processo.
O PILOTISTA é responsável pelo “fechamento” (costura) da peça piloto ou a primeira peça que será montada, para que se possa analisar se era realmente essa a idéia que o Estilista gostaria de passar e se realmente esse produto é factível.
Podemos somar a essa lista os responsáveis pelas compras de insumos como, por exemplo, tecido, aviamentos, entre outros. O profissional também tem a missão de pesquisar fornecedores, além de acompanhar o andamento da entrega.
Para a gestão do processo como um todo, tem o GERENTE DE PRODUÇÃO que é responsável por cuidar do planejamento dos produtos que serão produzidos, o alinhamento é feito em conjunto com a equipe do business para fazer a programação da linha de produção. Normalmente ele faz a gestão de todo o departamento, desde o desenho, corte, costura, acabamento, passadoria, embalagem, etiquetagem e logística de estoque.
Ainda na parte de criação, existe o campo de desenvolvimento de estampas, ou DESIGN DE ESTAMPAS. Esse profissional alinhado com uma empresa específica ou com uma indústria de tecidos, crias através de técnicas de desenho (feitos a mão ou digitalmente) as estampas e padronagens dos tecidos. Podem ser estampas corridas, quando seguem um padrão sobre o tecido todo, ou locais, quando ocupam uma parte da peça ou tecido.
Com o produto pronto, entram em ação novos profissionais da área de NEGÓCIOS DA MODA, que são responsáveis pela divulgação, marketing e venda do produto final. Pode-se dizer que a área de negócios da moda tem como objetivo potencializar ao máximo a eficácia do negócio, aplicando ferramentas e soluções para viabilizar o business como um todo.
O profissional de MARKE-TING DE MODA tem a missão de cuidar da imagem da Empresa ou Marca. Neste departamento é criada toda a estratégia para alcançar o consumidor final, buscam-se cada vez mais pesquisas para identificar e conhecer o público-alvo da empresa, e como afetá-lo de forma positiva.
Focando no produto no quesito loja, tem o VITRINISTA o profissional tem a missão de criar e elaborar vitrines que valorizem os produtos expostos e atraia o olhar e o interesse do cliente pelo produto. O vitrinista também atua no interior o da loja, sempre com o objetivo de passar uma mensagem aos clientes, seja ela de branding, tema de coleção, visando uma estação e etc.
Pode-se trabalhar em paralelo como O VISUAL MERCHANDI-SER que trabalha no ponto de venda, sua missão é fazer deixar os produtos mais acessíveis e de forma mais atrativa ao cliente, estuda lugares estratégicos para exposição de produtos e composição do espaço, em alguns lugares ele próprio é o vitrinista.
Fugindo um pouco da parte de criação e venda, e indo para os setores aquém dos “chãos de fábrica”, começamos com CONSULTORIA DE MODA OU DE IMAGEM. A consultoria de imagem, ou PERSONAL STYLIST consiste em estudar o “corpo” do cliente (suas formas, altura, peso, cor de pele...) assim como seu perfil e estilo de vida, auxiliando assim a definir um guarda-roupa com as peças de vestuário que mais se adaptam ao seu biotipo. Estudando as cores, formas e combinações de acordo com as proporcionalidades do corpo. Podem ajudar também com consultoria de Visagismo, criando através de cortes de cabelo e maquiagens “a imagem” que melhor defina o cliente. Trabalha a imagem pessoal das pessoas, visando revelar as qualidades interiores, de acordo com suas características físicas e os princípios da semiótica visual de estética e harmonia.
Falando um pouco agora em entretenimento, entra em cena o PRODUTOR DE MODA, que tem como principal função organizar eventos como desfiles e divulgações e também gerir campanhas publicitárias, editoriais de revistas, catálogos. Normalmente se responsabiliza por reunir os profissionais que trabalharão juntamente com ele, fotógrafos, maquiadores, a escolha das agências de modelo e a locação onde tudo vai acontecer.
O FOTÓGRAFO acompanha e faz as fotos de moda para revistas, catálogos, exposições e anúncios. Na TV, para peças de teatro, balés, novelas, filmes, peças publicitárias, programas, jornalismo e afins entra o papel do FIGURINISTA, que desenvolve, desenha, e seleciona todo o guarda-roupa que será utilizado.
Nesse contexto, ainda existem muitas outras possibilidades profissionais que pode-se ter a MODA como foco principal.
Não necessariamente é preciso ter uma graduação para exercer tal função, porem cada vez mais dentro da necessidade de profissionais mais completos, as universidades e cursos técnicos tem buscado inserir em suas grades curriculares, cursos voltados para esse público, com cada vez mais adeptos.
Com certeza se você é um entusiasma da MODA, vai conseguir encontrar aqui em alguma dessas profissões, a qual se identificaria mais e tenha certeza, além de todo o glamour que se enxerga nas passarelas, o trabalho é sempre mais árduo do que parece.