• E-mail

    revistatelespires@gmail.com

Dr. Fladimir Dariva Pereira
Cirurgião Dentista CRO-MT 5835
Implantodontista, Estética e Reabilitação Oral

BICHECTOMIA
TRANSFORMANDO FACES

Há algum tempo atrás essa palavra Bichectomia soaria com extrema estranheza pela maioria da população. Mas o tempos passaram e a população de um modo geral com seus anseios em busca de uma melhor estética corporal tem popularizado a “tal Bichectomia”, que é um procedimento cirúrgicode remoção da bola de Bichat ou corpo adiposo da bochecha.

Tratar-se de um procedimento estético/funcional que visa à redução do volume das bochechas aumentando a evidência da proeminência zigomática (maçã do rosto) e o contorno da mandíbula tornando a face mais harmônica e também diminui trauma em pacientes que costumam 'morder' a mucosa jugal (parte interna das bochechas).
A bola de Bichat ou “Buccal-fatpad” ganhou este nome devido ao anatomista francês Marie François Xavier Bichat (1771-1802), que descobriu que a estrutura é um tecido gorduroso localizado na região das bochechas na frente do músculo masseter e superficial ao músculo bucinador (músculos responsáveis pela mastigação). Sua função é pouco conhecida e acredita-se que, mesmo sendo um tecido gorduroso, seu volume pouco varia com a oscilação de peso, por isso mesmo se tiver o peso ideal, o indivíduo pode ter o rosto arredondado. Devido a sua localização, a bola de Bichat apresenta íntima relação com elementos muito importantes da face como: ramos terminais do nervo facial, ducto parotídeo e vasos sanguíneos, por essas questões esse procedimento deve ser avaliado, indicado e realizado por profissionais capacitados tornando um procedimento simples, seguro e obtendo resultados satisfatórios.
Os resultados começam a aparecer aproximadamente em 15 a 20 dias e a sua remodelação total em 90 a 120 dias”.

Qual é a função da bola de Bichat no organismo?

A bola de Bichat é importante nos primeiros anos de vida, para ajudar na sucção e alimentação dos bebês. Na idade adulta, ela serve como uma estrutura gordurosa entre os músculos da face, porém com pouca função fisiológica.

Para que serve a bichectomia?

A bichectomia é indicada para pacientes que possuem hipertrofia (aumento) das bolas de Bichat, tendo fins estéticos e/ou, que se machucam por morder a parte interna da bochecha. O cirurgião avalia o rosto do paciente, já que não é possível detectar a bola de Bichat por exames.  Ele identifica onde está localizada a gordura, e a retira. Não é necessário realizar um segundo procedimento, visto que essa gordura é acumulada no rosto apenas uma vez

A cirurgia

A cirurgia plástica envolve dois cortes dentro da boca, um de cada lado. O procedimento estético, que dura cerca de 30 a 60 minutos, pode ser feito com anestesia local.
Para a realização da bichectomia, é realizado um corte de 1 a 2 centímetros na região interna das bochechas, para a retirada da bola de Bichat. Como consequencia, o rosto fica com um visual mais fino
 
O pós operatório 

    O pós cirúrgico torna-se bem tranquilo quando caso é bem planejado e executado pelo profissional, necessitando ao paciente apenas alguns cuidados como repouso por um curto período de tempo e tomar algumas medicações indicadas pelo profissional que realizou o procedimento.