• E-mail

    revistatelespires@gmail.com


Dra. Julie Del Moro
Médica Dermatologista
Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia
Registro de Especialista RQE 4849 CRM 10508 MT

DERMATOLOGIA ESTÉTICA AVANÇADA

Também chamada de Dermatologia Cosmiátrica, a Dermatologia Estética abrange um conjunto de habilidades em clínica, cirurgia e cosmiatria.

    Diferentemente do que muita gente pensa, o profissional da área não cuida somente da beleza de seus pacientes.
    Um médico especializado em dermatologia estética deve:
• conseguir realizar pequenas e médias cirurgias;
• identificar as doenças de pele e as disfunções sistêmicas com manifestações cutâneas;
• realizar procedimentos como peeling e laser, entre outras aptidões.
    Ter um amplo conhecimento é de extrema importância para assegurar uma boa prática clínica. Afinal, antes de realizar determinado método, o paciente deve estar seguro que seu Dermatologista conhece sua anatomia, fisiopatologia e a imunologia de sua pele a fim de garantir um resultado satisfatório.
    Atualmente os procedimentos dermatológicos estéticos mais procurados são:

Peeling Químico

    As hiperpigmentações, a textura da pele, os poros dilatados, as cicatrizes de acne, podem melhorar com os Peelings Químicos, procedimentos que estimulam a renovação celular, uniformizam o tom da pele e também podem estimular a produção de colágeno, dependendo do tipo e profundidade de sua ação. 
    O procedimento consiste em remover as camadas de pele danificadas e estimular o crescimento de uma nova camada lisa e saudável, através da renovação celular.
    Existem vários tipos de peelings, que variam conforme o produto utilizado na aplicação, a forma de aplicação e a profundidade de ação, podendo ser divididos em 3 categorias: superficial, médio e profundo. Cada nível dependerá do alvo de ação e objetivo a ser alcançado:
    • Superficial: ação em camadas superficiais da pele, melhorando a sua textura, poros dilatados e manchas, geralmente são indicados para pacientes com fototipos mais altos, orientais, pois causam menor dano, com menos risco de hiperpigmentações pós inflamatórias.
    • Médio: mais invasivo, acomete camadas mais profundas da pele, indicado para auxiliar o tratamento de cicatrizes de acne, rugas e manchas.
    • Profundo: mais agressivo, acomete até camadas mais profundas da pele, indicado para auxiliar o tratamento de um grau mais severo de fotoenvelhecimento, cicatrizes de acne mais profundas. Esse tipo de peeling precisa ser realizado com cuidado, preferencialmente em pacientes com fototipos baixos, mais claros, pois existe um risco de efeitos colaterais como hiper ou hipopigmentações pós inflamatórias, cicatrizes e até atrofias.
    Existem alguns tipos de ácidos que podem ser utilizados como o ácido retinóico, salicílico, mandélico, azeláico, glicólico, tricloroacético e substâncias como fenol, entre outros. O tipo de ácido, a dosagem e o tempo de aplicação variam conforme o grau de profundidade dos peelings e seu alvo de ação.
    Os peelings ainda podem ser associados com outros procedimentos como as tecnologias (luz intensa pulsada, lasers...) para potencializar os resultados!
    
Toxina Botulínica

    Um dos nossos aliados para o Rejuvenescimento Facial, a Toxina Botulínica, mais conhecida como Botox é ideal para suavizarmos as rugas e linhas de expressão do rosto. 
    Entre as linhas tratadas estão as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e, os pés de galinha (rugas que se formam na região dos olhos), além também do contorno facial, pescoço e colo.
    No caso das linhas de expressão, o benefício ocorre de duas formas:
1 - Preventiva: como a contração muscular é paralisada não haverá a formação de rugas pela movimentação muscular na área em que foi aplicado o botox.
2 - Reparativa: como o botox tira a tensão da musculatura, as rugas, causadas por esses músculos, são amenizadas.
De forma preventiva, indico o uso do Botox a partir dos 25 anos ou quando as rugas de expressão começam a incomodar.
    O resultado da aplicação do botox em estética é rápido e começa a ser notado no prazo de dois a cinco dias a partir do momento da aplicação. 
    Além do uso Estético, o Botox pode ser aplicado nas mãos e axilas para reduzir temporariamente a sudorese excessiva e também no masseter para reduzir a força do músculo e auxiliar no tratamento de bruxismo!

Preenchimento

    O contorno facial, as regiões de terço médio e inferior da face podem ser comprometidos pelo processo natural do envelhecimento, pois o volume, os compartimentos de gordura e até a parte óssea, aos poucos são alterados e as marcas como “bigode chinês”, “buldogue”, “linhas da marionete” ficam mais acentuadas e, consequentemente, perceptíveis.
    Quando falamos sobre a reestruturação da face e melhora dessas regiões, o Preenchimento Facial com Ácido Hialurônico pode ser uma indicação eficaz. 
    O procedimento preenche as regiões sem volume, fornece sustentação e melhora os sulcos que estão acentuados, reduzindo a aparência cansada e valorizando as regiões da face.
    O tratamento pode ser realizado em diversas regiões da face, dependendo da necessidade do paciente, através de um procedimento minimamente invasivo e com efeitos temporários, dependendo do tipo de produto utilizado, local de aplicação e resposta individual do paciente.
    Com o aumento do conhecimento em relação ao processo de envelhecimento da face e as mudanças que ocorrem nas camadas superficiais e profundas da pele, assim como na gordura subcutânea e no esqueleto craniofacial, as técnicas de volumização e reposicionamento dos tecidos evoluíram, proporcionando melhores resultados. 
    O uso de preenchedores e bioestimuladores de colágeno injetáveis podem corrigir as alterações da face como rugas, sulcos profun-dos, perda do contorno facial, flacidez, com resultados cada vez mais naturais e harmônicos. 
    Existem diversos tipos de preenchedores como o ácido hialurônico, em diferentes densidades e bioestimuladores injetáveis como a hidroxiapatita de cálcio, o ácido Poli-L-láctico que podem ser utilizados de acordo com a indicação de cada paciente. 
    O preenchimento pode ser realizado em diversas regiões da face, dependendo da necessidade do paciente, através de um procedimento minimamente invasivo e com efeitos temporários, dependendo do tipo de produto utilizado, local de aplicação e resposta individual do paciente. Deve ser feito sempre por um médico capacitado que conheça anatomia facial e as possíveis complicações para saber tratá-las.
    
MMP (Microinfusão de Medicamentos na Pele)

    MMP Capilar é um tratamento direcionado para alguns tipos de queda de cabelo e auxilia na recuperação dos fios, variando de acordo com o grau de acomentimento.
    A técnica consiste em inserir na área onde o cabelo sofre queda, microdoses de medicamentos, através de microagulhas.
    O medicamento escolhido de acordo com a patologia de cada paciente, é injetado direta e precisamente dentro da derme, com mínimo trauma da pele.
    Desta forma, os princípios ativos chegam na região onde se encontram os bulbos capilares (raiz do cabelo), estimulando seu crescimento, fortalecendo os fios ou bloqueando determinados receptores hormonais.
    São realizadas de 3 a 6 sessões com intervalos mensais e depois uma manutenção indicada de acordo com a evolução de cada paciente, também com variação a cada quatro ou seis meses.
    A absorção dos componentes presentes nos medicamentos aplicados ocorre de forma lenta e o paciente pode observar os resultados nos primeiros 60 dias após o início das sessões.
    A técnica exige médicos capacitados, mãos treinadas, medicamentos adequados e estéreis, além de muito conhecimento na indicação e acompanhamento de cada caso.
    A mesma técnica é usada para tratamento da pele. As indicações são manchas, falta de viço na pele do rosto, cicatrizes de acne ou corporal e estrias. Cada situação exige medicamentos específicos.

Microagulhamento Robótico

    Consiste em um aparelho com microagulhas de ouro que liberam radiofrequência, sendo controladas a energia e a profundidade das agulhas pelo médico. Assim, é um tratamento rápido, pouco doloroso, pois antes usa-se um anestédico tópico e muito versátil.
    A radiofrequência microagulhada promove estímulo e remodelação de colágeno, sendo indicada para tratamento de cicatrizes, estrias, rugas, flacidez da pele e poros dilatados. 
    Associada a ativos ("Drug Delivery"), também pode ser usada para melasma e calvície.