• E-mail

    revistatelespires@gmail.com


Dra Renata Paulus Muller
CRM-MT 9353 RQE 4081, 4082
Graduação em Medicina e Especialização em Cirurgia Geral pela Universidade Estadual de Londrina/PR, Especialização em Cirurgia Plástica pelo Instituto Oswaldo de Castro e Hospital Stella Maris/SP, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

SEGURANÇA EM CIRURGIA PLÁSTICA

Na euforia em realizar um sonho de melhorar algum aspecto do corpo que está incomodando, muitas pessoas se esquecem de pesquisar sobre o fato mais importante ao se fazer uma cirurgia plástica, que é a segurança.
Como qualquer outra cirurgia, a cirurgia plástica envolve riscos. Por isso, é de extrema importância que o paciente pesquise. Mas pesquisar como? O que deve ser levando em consideração quando se deseja fazer uma cirurgia plástica?
    Primeiro, o cirurgião é de confiança? É membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)? Se faz parte da SBCP, já pode ter a certeza de que este estudou pelo menos 11 anos, sendo 6 anos de medicina, 2 de cirurgia geral e 3 anos de especialização em Cirurgia Plastica, para poder exercer a especialidade. Como pesquiso isso? Existe um site da sociedade www2.cirurgiaplastica.org.br para se fazer tal pesquisa ou pelo próprio aplicativo da sociedade. Portanto, a escolha de um cirurgião qualificado é o primeiro passo na busca por segurança e qualidade em cirurgia plástica.
    Outro fator de segurança é uma consulta pré-operatória esclarecedora. O paciente deve se sentir acolhido, deve ter todas as suas dúvidas esclarecidas, deve ser orientado dos riscos da cirurgia e das possibilidades cirúrgicas para cada queixa.
    E, finalmente, o acompanhamento pós-operatório é de extrema importância na cirurgia plástica. Ter o acesso fácil ao cirurgião para tirar dúvidas que só aparecem após a cirurgia e que são específicas de cada paciente é fundamental, afinal, a parceria com o cirurgião não termina quando termina a cirurgia.
    A dica para quem deseja realizar uma cirurgia plástica é: tenha certeza de que as expectativas com relação à cirurgia são realistas e pesquise antes de optar pela cirurgia.