Kelven Cristian Rocha Santos
Atua na área de Design de Marcas e Criação para Mídias Sociais, estudante de Ciências Contábeis, divide as madrugadas entre trabalhos da faculdade e projetos de design.
PREÇO X VALOR
COMO AUMENTAR O VALOR DO SEU PRODUTO OU SERVIÇO.
Seria o sonho de qualquer empreendedor ter as vendas crescendo todos os dias e cobrar por um preço que valorize o seu trabalho e que satisfaça as necessidades do seu negócio? Parece impossível, não é? Mas você já se perguntou porque algumas empresas conseguem vender o mesmo produto que a concorrência por valores muito maiores?
O fator preponderante que devemos entender no relacionamento com o cliente é que PREÇO E VALOR SÃO COISAS TOTALMENTE DISTINTAS.
A partir do momento em que conseguimos enxergar esta diferença veremos o crescimento da nossa empresa da forma que esperamos, mas para isso primeiramente vamos esclarecer essas diferenças.
O que é Preço?
Quantidade monetária que se atribui à troca por um bem ou serviço. Ou seja, é a expressão numérica que utilizamos para mostrar o valor em moeda do nosso bem ou serviço aos nossos clientes.
O que é Valor?
É tudo aquilo que o comprador enxerga como benefícios agregados ao seu produto ou serviço que irão satisfazer a sua necessidade e dor do momento, ou seja, é o seu valor percebido.
Depois de entendido essa diferença fica muito mais fácil chegar ao nosso objetivo, ou seja, a venda perfeita. Para ficar ainda mais fácil a compreensão, vamos imaginar esses dois elementos em uma balança e cada um com seu respectivo peso. Se o lado da balança que contém o preço estiver mais pesado, isso significa que o valor monetário do nosso bem ou serviço oferecido está maior do que o seu valor percebido, estamos oferecendo um produto caro ou seja muito dinheiro para poucos benefícios. Mas se o lado da balança que contém o valor estiver mais pesado que o do preço, significa que na visão do cliente o nosso produto ou serviço é muito bom para aquele preço, tornando-se assim barato, ou seja muitos benefícios para pouco investimento monetário.
Basicamente quando o cliente diz que seu produto está caro, ele apenas não enxergou valor nele e sendo assim não é uma prioridade para ele. Muitos são os fatores que influenciam na relação entre preço e valor, desde coisas mais simples até tecnologias de ponta são ferramentas que podem ser utilizadas a nosso favor para manter o nosso produto sempre valorizado e atrativo. A seguir mostrarei 7 dicas para você estar agregando mais valor no seu produto ou serviço prestado e lhe garanto que irá fazer uma enorme diferença, são coisas simples que deixamos passar desapercebidas, mas que podem estar comprometendo o crescimento da sua empresa.
1. Autoridade
Nada mais constrangedor do que ser questionado sobre um produto e não ter as melhores informações no momento para sanar as dúvidas do cliente ou ainda pior, ser corrigido por ele.
As dúvidas são uma das principais objeções na hora da compra e conhecer o produto ou serviço que você oferece deve ser a sua prioridade número um.
Além disso torne-se referência no assunto seja ele qual for, procure estudar o máximo sobre o que está vendendo e isso fará que o cliente deposite total confiança em você e muito mais propenso a fazer negócios, pois estará na presença de uma autoridade no assunto, ou seja, você.
Mostre seus investimentos em equipamentos e cursos para qualificação na sua área e assim o cliente verá a sua preocupação com a qualidade.
2. Aparência
Não vou entrar no mérito estético ou do padrão de beleza atual, para este tópico abordarei outros fatores que vão te ajudar muito a mostrar valor o seu valor logo no primeiro contato com o cliente. Como disse anteriormente as coisas mais simples são deixadas de lado, e isso faz total diferença.
Tenha um sorriso alinhado e um hálito agradável, procure manter uma boa postura, roupas bem passadas, cabelo cortado e penteado são princípios básicos que infelizmente são deixados de lado, mas que fazem toda a diferença no contato com o cliente.
3. Limpeza e Organização
Mantenha seu local de trabalho limpo, arejado e organizado, procure deixar sua mesa de trabalho o mais limpa e organizada possível. Se você não consegue arrumar a própria cama, comece por aí, pois a sua empresa é uma extensão de você. Imagine se descobrisse que o restaurante onde você almoçou foi interditado por falta de higiene? Ou seu dentista? Desagradável não é mesmo?
Tenha uma atenção especial com a comunicação visual do seu negócio, não deixe sua fachada desbotar à ponto de não ser possível identificar o nome do seu empreendimento e opte por buscar profissionais para auxiliar nas suas campanhas de marketing, nada pior do que anúncios com erros ortográficos e imagens com péssima qualidade.
Você pode até tentar se enganar dizendo que cliente não repara nisso, mas posso te garantir que não é verdade e lembre-se tudo isso irar pesar na balança ao seu favor.
4. Seja Pontual
Tanto para entrega de projetos quanto para reuniões marcadas com o cliente mantenha a pontualidade.
Eventuais atrasos em seus compromissos passam a mensagem de irresponsabilidade e falta de profissionalismo sendo assim mais um ponto negativo a ser evitado.
5. Seja Proativo
Procure resolver a necessidade ou dor do cliente, se mostre capaz de ajudá-lo e crie uma relação de confiança com ele.
Se no momento não for possível encontrar uma solução para o problema, se ofereça a buscar alternativas e até a indicação de parceiros ou até mesmo de concorrentes, isso mostrará o seu lado altruísta e será um ponto muito forte ao seu favor.
6. Pós-Venda
Mantenha contato com o cliente após a venda e procure saber qual foi o nível de satisfação sobre o seu atendimento, faça pesquisas de satisfação constantes e mostre interesse em melhorar a qualidade do seu produto ou serviço.
7. Entregue sempre mais do que o prometido
Não meça esforços para entregar o melhor que você puder, procure sempre a qualidade e os lucros serão consequências do seu esforço.
Faça disso o seu mantra e o alimente todos os dias. Pode parecer difícil no começo, mas com o tempo você verá que valeu a pena e irá colher os resultados do seu trabalho.
Todos esses 7 simples hábitos em conjunto vão agregar muito valor ao seu produto e o deixarão cada vez barato para o cliente, busque referências nas grandes empresas, tente se espelhar o máximo que puder nelas e copie seus pontos positivos. As gigantes do mercado buscam constantemente a busca pela melhoria e com isso conseguem se sobressair da concorrência, nunca espere perder clientes para começar a se mexer, saia da sua zona de conforto e faça sempre o melhor que estiver ao seu alcance. Empresas como Apple, Ferrari, Mercedes carregam em seu DNA qualidade, sofisticação, garantia e confiança e desta forma vendem seus produtos de acordo com o que acham viável.
Me responda a seguinte pergunta, qual das opções a seguir teria mais sucesso? A Fiat lançando um carro de luxo ou a Ferrari lançando um carro popular?
Obviamente que a Ferrari venderia mais por causa do peso da sua marca. Sua marca carrega valores como sofisticação, exclusividade, poder, qualidade, status social entre outros. Quem não queria ter uma Ferrari não é mesmo? Não importa o modelo. Além de um trabalho muito forte na gestão da marca tudo isso só é possível com a prática de hábitos de melhorias e a busca pelo produto perfeito praticados constantemente.
Quando você conseguir agregar todos estes valores a sua marca será a sua vez de se sobressair, verá quanto tempo perdeu por ficar se lamentando que o mercado está saturado, da concorrência desleal e do baixo movimento, irá perceber que a única razão de isso estar acontecendo é porque você não conseguiu enxergar aonde estava falhando e por isso seus clientes não conseguiram ver o devido valor do seu produto ou serviço.
‘‘Qualquer coisa que você possa fazer ou sonhar, você pode começar.
A ousadia tem genialidade, poder e magia em si.’’
Johann Goethe