Marcelo Bazílio
Grupo Mantega de Pesca Esportiva e membro do Conselho de Turismo de Alta Floresta
ARTESANATO E AGRICULTURA FAMILIAR
Dois segmentos historicamente presentes em nossa comunidade, trabalhando em parceria na comercialização de seus produtos.
Foi através dessa sinergia que a AAPA – Associação Alta Florestense de Produtores Artesanais e o SISCOS – Sistema de Comercialização Solidária, viram que poderia surgir ali uma cooperação promissora.
A parceria teve início em 13 de Março deste ano, depois que ambos os grupos identificaram diversos pontos em comum, tanto no processo de gestão, como nas dificuldades enfrentadas. “Os dois grupos estão numa dinâmica muito semelhante da compra do produto local e da valorização de quem produz localmente”, afirma Andrezza Spexoto, coordenadora do projeto Sementes do Portal – Fase II, do qual o SISCOS faz parte. “A união de grupos é importante para o fortalecimento de ambos, levando em conta que irá proporcionar diversos momentos de troca de experiências”, complementa. “Para a Associação dos Artesãos esta parceria veio como um estímulo para a valorização do seu produto” concorda Marcelo Moreira, Presidente da Associação Alta Flores-tense de Produtores Artesanais.
A AAPA Associação Alta Florestense dos Produtores Artesanais foi criada em 18 de julho de 1998 tendo como finalidade principal: “Divulgar e apoiar a comercialização do artesanato local, mostrando a qualidade dos produ-tos confeccionados, pelos artesãos do município e região, fortalecendo com isso a identidade cultural.
O SISCOS existe desde 2009 e já funcionou em vários locais da cidade, estabelecendo-se em 2012 no bairro Residencial dos Ipês, onde também funciona a sede do Instituto Ouro Verde. Segundo Andrezza, “a partir de um determinado momento a gente começou a perceber que era legal estar mais centralizado”. Essa mudança representa um momento importante, pois um espaço com maior visibilidade trará ao conhecimento de ainda mais pessoas a lógica de valorização da produção da nossa cidade e região.
A ideia central da parceria é reforçar e estimular nos clientes a consciência do que está por trás disso. Não é apenas sobre comprar um produto gostoso e fresco ou um artesanato bonito, mas valorizar o que é produzido localmente, a agricultura familiar e os artesãos que trabalham com gestão coletiva, estimular um novo olhar sobre a ocupação de solo e do trabalho.
De segunda à sexta-feira a AAPA e SISCOS também funcionam em horário comercial, tendo disponíveis produtos como mel, amêndoas e cacau em pó, café orgânico, bolachas, licores, cachaças, produtos de limpeza e jardinagem. Além de uma centena de artesanatos – com diferentes peças para decoração e uso doméstico – produzidos por artesãos da cidade e região.
Vale destacar que o SISCOS funciona como uma “feira online”, pedidos podem ser feitos de quinta à segunda-feira através do site www.siscos.com.br e as sacolas de compras com produtos fresquinhos devem ser retiradas todas as Quartas-feiras, das 16h30 às 18h30, neste dia, os clientes podem comprar também artesanatos e produtos extras que ficam disponíveis no Empório, além de usufruírem de lanches, sucos e bebidas naturais da cozinha do Coletivo Barracão de Flores, que traz aos clientes um requinte da culinária alternativa, utilizando no cardápio as PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais, entre os produtos, estão a Pizza de Coração da Bananeira e Pão de Beijo com recheio de Taioba e Sucos naturais como o Vita C – Limão, laranja, acerola e erva cidreira.
Outro atrativo são os dias de Café com Arte, que trazem diferentes expressões artísticas envolvendo música, declamação de poemas e poesias, contação de histórias e exposição dos artesanatos da AAPA. O Café com Arte acontece uma vez por mês, em uma quarta-feira de entregas do SISCOS.