Pastor Rodrigo Michel
Formado em Teologia, cursando Pedagogia e atua como Pastor Auxiliar na Igreja Presbiteriana Renovada Central na qual é responsável pela Rede de Família e Rede Teen.
LEVANTE A BANDEIRA DA SUA FAMÍLIA
“O Senhor disse a Moisés e a Arão: "Os israelitas acamparão ao redor da Tenda do Encontro, a certa distância, cada homem junto à sua bandeira com os emblemas da sua família". Assim os israelitas fizeram tudo o que o Senhor tinha ordenado a Moisés; eles acampavam junto às suas bandeiras e depois partiam, cada um com o seu clã e com a sua família.
Números 2.1-2,34
O povo de Deus estava no deserto, os estudiosos calculam quase um milhão de pessoas indo em direção a terra prometida, veja a sabedoria de Deus: Cada tribo tinha uma bandeira, com símbolos que representassem sua tribo, e ao levantar a bandeira, o membro daquela família iria correr para aquele lugar.
Eu te convido a levantar a bandeira da sua família, que são as características do seu lar, para que sua família se ajunte e celebre.
As milhares e milhares de bandeiras existentes no mundo, procuram demonstrar as características daquilo que elas representam.
Veja o hino da bandeira do Brasil: “Em teu seio formoso retratas Este céu de puríssimo azul. A verdura sem par destas matas. E o esplendor do Cruzeiro do Sul”. As cores da nossa bandeira representam as características da nossa terra, o verde que predomina representa as matas, o amarelo os minérios, as estrelas, os estados e ainda procuramos viver para o Brasil a frase: “Ordem e Progresso”.
A bandeira de Alta Floresta que tem o vermelho que representa a coragem dos desbravadores, a nobreza, a cor amarela representa o solo rico, junto com símbolos da castanha do Pará, guaraná, cacau, café, o rio Teles Pires também está presente no simbolismo da bandeira de Alta Floresta. Se fosse confeccionada hoje iria trazer o gado, a lavoura de soja, milho, peixe, o turismo. Outras bandeiras trazem armas nos seus símbolos, representando um conflito naquele lugar, você vê esses símbolos nas bandeiras da Angola e de Moçambique. A bandeira do Ceara traz uma carnaúba que é uma árvore comum daquele lugar, a do Paraná um ramo de mate, o pinheiro. Temos também as bandeiras das instituições, times de futebol.
As cores das bandeiras têm o seu simbolismo. O vermelho nas bandeiras representa o sangue derramado em batalhas (Turquia) e ideais que nações gostam de exibir, como coragem (Benin), progresso (Suriname) e vitória (Tadjiquistão). Azul pode ser a água (do mar em El Salvador e da chuva em Botsuana) ou o céu. O branco pureza, justiça e liberdade, ou ainda paz, como na listra encontrada na bandeira da Irlanda. A cor verde é esperança (Hungria) e prosperidade (Burkina Faso) também as matas e florestas como na do Brasil. O amarelo muito associado a recursos minerais ou à luz do Sol (Jamaica). Símbolos de elementos astronômicos, vegetais, brasões, animais, todos presentes nas mais diversas bandeiras.
A bandeira é definida classicamente como sendo o símbolo visual representativo da soberania do país, estado, município, intendência, província, bairro, organização, sociedade, clã, coroa ou reino, ou seja, toda e qualquer entidade constituída.
O ambiente da sua casa é uma bandeira!
“Ao levantarmos a bandeira da nossa família as características são reveladas”.
COMO SERIA A BANDEIRA DA SUA FAMÍLIA? Teria o azul do céu? Simbolizando alegria, teria o branco? Simbolizando paz. Teria algum minério? Mostrando riquezas. Teria frutas, cereais, animais? Teria uma cruz? Uma bíblia? Ou teria armas?
“Precisamos levantar a bandeira da nossa família para que as características apareçam”
Na última pesquisa do IBGE mostra alguns dados importantes: Há mais animais que crianças nos lares do Brasil. Há mais família reconstruídas, ou seja, os pais biológicos super atarefados se omitiram da cena, dando lugar para os padrastos, madrastas, avós, tios, tias e outros familiares desempenharem papeis importantes no ambiente familiar.
Com todas essas mudanças as crianças estão vivendo a crise do afeto, tem muito celular nas bandeiras das famílias e pouco relacionamento.
Um ambiente familiar tranquilo, ajuda no desenvolvimento da criança. A criança é moldada pelo ambiente em que vive. O que vê, o que escuta, o que vive. “Ambiente”, segundo o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas; por todos os lados; é o conjunto de condições materiais e morais que envolve alguém”.
“As características da sua família são como uma bandeira hasteada”.
(D. L. Moody)
“Se Cristo estiver em sua casa, os vizinhos logo perceberão”.
Que sua família possa ter como símbolos em sua bandeira a bíblia, que é onde você busca a direção de Deus para sua vida e família. Que possa ter o branco simbolizando um ambiente familiar de paz, que o amarelo da prosperidade esteja presente na sua bandeira.
Que ao levantar a sua bandeira todos os integrantes da sua família tenham alegria para se ajuntarem ao redor da mesa e compartilhar não só alimento, mas do amor de um para com o outro.
LEVANTE A BANDEIRA DA SUA FAMÍLIA!