• E-mail

    revistatelespires@gmail.com

ENTREVISTA WIDMER DE BEM
EDIÇÃO 01 – MAIO/2019

Empresário a frente da Well Soluções Ambientais com sede na cidade de Alta Floresta/MT, onde atua com destinação final de resíduos, consultoria e assessoria orientando e gerenciando estudos e planos sobre o tratamento e manejo dos resíduos, Presta serviços a profissionais, empresas e instituições públicas e também trabalha paralelamente na conscientização ambiental em parcerias com profissionais da área e instituições. Possui grande bagagem na área de sustentabilidade, também é formado em Direito, Pós-graduando em Direito Ambiental e Antropologia com Docência no Ensino Superior, WIDMER DE BEM comenta sobre a conscientização ambiental para transformar os pensamentos em relação aos impactos ambientais gerados pela falta de cuidado do homem com o meio ambiente.

O crescimento populacional, o uso desenfreado dos recursos naturais como o desperdício de água, a poluição de solos, cursos d'água, ar, faz com que a conscientização ambiental se torne necessária e urgente para que seja possível a existência de um planeta sustentável às futuras gerações. É preciso buscar o desenvolvimento sustentável de maneira rápida e eficiente, por isso o mundo precisa agir e criar uma conscientização ambiental.


Revista Teles Pires – Para iniciarmos nosso bate papo, o que te levou para essa área da sustentabilidade?
Widmer – Então, meu pai a muitos anos começou um trabalho no município com locações de caçambas estacionarias o Entulhos Bota Fora, e com isso sempre notei uma gama de materiais que sem nenhuma chance seguiam para os lixões. Sempre soube que havia uma linha de reciclagem e reaproveitamento, mas como era muito novo e ainda não tinha maturidade nos negócios, nada poderia eu fazer. Porém, tempos mais tarde num período onde eu já estava na faculdade com ideias mais definidas, tive uma oportunidade de prestar serviços a uma grande empresa, na época com todo amparo do Sr. Josias de Bem pois ele detinha os equipamentos, me aventurei nesta prestação de serviços que deu certo e logo em seguida minha empresa que era de locação de equipamentos foi direcionada para área ambiental dos resíduos.

Revista Teles Pires - Quais os desafios da sustentabilidade?
Widmer – Viabilidade econômica. Hoje a maioria das empresas, empreendimentos e pessoas não enxergam os custos atuais e prejuízos futuros com a falta da sustentabilidade, com isso, qualquer analise empresarial que eu faça sem levar em conta os custos atuais + prejuízos futuros pelos resultados atuais, nunca chegará na viabilidade econômica para ser sustentável. Por esse motivo a maioria das entidades e pessoas pregam e muitas das vezes praticam a sustentabilidade por imposição e não por entendimento, enquanto funcionar desta maneira sempre teremos problemas com o tema.

Revista Teles Pires - O que um grande líder sustentável precisa ter em mente?
Widmer -  Impacto positivo. Assim como qualquer líder, sua liderança será positiva se ela trouxer resultado positivo, assim como na questão anterior onde fala sobre os desafios, o líder precisa primeiramente enxergar os pontos positivos de ser sustentável e aplicar dentro do seu meio. Vale ressaltar que ser sustentável não significa ter 10 e deles fazer 1000, isso é empreender, lucrar, e nem sempre estará ligado a sustentabilidade, ser sustentável na parte ambiental e ter 10 e saber como usar estes 10 da melhor maneira possível. Em resumo, um grande líder sustentável precisa analisar todos os aspectos que sua atividade pode atingir, os pontos positivos e negativos, imagem que a empresa passa tanto para os clientes quanto para os críticos e também mensurar se seus impactos estão sendo positivo ou negativo a sociedade e ao meio ambiente em que ela existe.

Revista Teles Pires - O que é sustentabilidade empresarial?
Widmer -  Veja bem, sustentabilidade empresarial está mais ligada a parte administrativa/financeira da empresa, e é bom aproveitar o gancho da pergunta pois muitos confundem os termos pelo quesito sustentabilidade. Sendo assim sustentabilidade empresarial é quando sua empresa traz rendimentos financeiros que sustentam as atividades realizadas por ela pagando as custas totais e obtendo lucro, essa é uma visão de sustentabilidade empresarial.
Agora em termos de sustentabilidade ambiental a mesma empresa precisa realizar suas atividades como no exemplo citado, porem suas ações para chegar no lucro e sustento financeiro precisa passar por uma série de cuidados para que seus impactos até o sucesso financeiro tenham sido neutros ou positivos ao meio ambiente e sociedade que tal empresa compõe.

Revista Teles Pires - Qual o papel da liderança dentro de sua empresa para incorporar essa discussão de sustentabilidade? 
Widmer – No meu caso em especifico eu sempre busco soluções para aquilo que sempre foi uma preocupação para meus clientes e parceiros, tenha uma alternativa prática e economicamente viável. No caso interno de minha empresa a própria atividade exercida é a própria sustentabilidade, onde os colaboradores parceiros se beneficiam dos valores arrecadados pelos recicláveis coletados pela empresa, que em muitos casos esse ganho não seria gerado caso os materiais fossem dispostos de maneira errada.

Revista Teles Pires - Quais ações práticas podem ser entendidas como sustentabilidade ambiental?
Widmer -  Olha, todo tipo de ação que venha causar um efeito positivo para o futuro do meio ambiente ou da sociedade é visto como ações sustentáveis. Claro que todos que adotarem práticas simples, desde separar lixo orgânico dos recicláveis e até mesmo trocar o uso de copos descartáveis por uma garrafinha pessoal também são práticas importantíssimas, mas existe algumas práticas que somente podemos delegar a outras pessoas ou empresas, pelo conhecimento técnico ou a estrutura certa para atingir tal objetivo, podemos ter como exemplo o tratamento de resíduo contaminados que exige uma serie de equipamentos, cursos, licenciamentos e etc... Em resumo, sempre que praticar qualquer atividade que irá interferir no meio ambiente ou na sociedade em geral, e você pensar em como amenizar os prejuízos que suas ações poderá causar sobre estes meios, essa amenização posta em prática serão atitudes sustentáveis.

Revista Teles Pires - Quais os principais benefícios que a empresa pode perceber desde o início dessa jornada?
Widmer -  Na atualidade os benefícios são os bons olhos pelos resultados estimados, no mais os resultados serão vistos com o tempo. Todo pensamento sustentável posto em prática é sempre voltado para o futuro, podendo ser ele a curto, médio e longo prazo. Podemos citar um exemplo: uma empresa que tem consumo grande de copos descartáveis, pode diminuir suas custas distribuindo garrafas personalizadas aos seus colaboradores, baixando seu consumo de copos com isso baixando seus custos com copos, custas com garrafas - (menos) custas com copos = resultado médio prazo;
A mesma empresa tem esse consumo de copos e ao invés de usar lixeiras especificas para copos ela utiliza lixeiros comuns com sacos de lixo preto, média de preços dos sacos chegam a 15% do valor de um pacote de copos com 100 unidades ou o preço aproximado de 15 copos, o problema em si é que um saco preto comporta apenas um pacote de copos dispostos de maneira irregular. Portanto, a conta fica fácil quando visualizamos dessa maneira, imagine que cada saco de lixo custe 0,50 centavos, sua empresa consome 3 pacotes de copos por dia, temos 1,50 ao dia de sacos de lixo, vezes 20 dias temos 30 reais, vezes 12 meses temos 360 reais anuais gastos somente com sacos de lixo. Certo, e surge a dúvida como reduzir isso se preciso dos sacos para dispor dos copos?
Bem, a conta é dada ao conhecimento de que se usarmos a lixeira para copos, no mesmo saco que somente um pacote de copos seria depositado podemos armazenar aproximadamente 15 pacotes de copos, pois a forma que são armazenados permitem até mesmo amassarmos eles, ou seja, em um mês seu consumo de sacos caiu de 60 sacos para 4 sacos, caiu de 30 reais mês para 2 reais mês, de 360 reais ano para 24 reais ano. Percebe que esse resultado é visto a curto prazo e causará impacto positivo desde a reciclagem que recebera os copos previamente separados e com fácil manuseio em sua triagem até mesmo no próprio financeiro da empresa e isso que estamos falando somente no gerenciamento simples de resíduos internos.

Revista Teles Pires - Como uma empresa pode gerar diferencial competitivo no mercado com a sustentabilidade?
Widmer -  O simples fato de atitudes sustentáveis te eleva aos olhos da sociedade, visto que essa preocupação não é somente com seu ganho, mas também com seu cliente, com meio ambiente e com as futuras gerações, esse é o aspecto social do mercado. Outro ponto como vimos no exemplo acima é de quem tem atitudes sustentáveis também pode gerar economia ao caixa da empresa, liberando energia para novas atitudes, publicidades e investimentos, que pode se dizer que são básicos de uma empresa. Também se levarmos em conta o consumidor sustentável, sua empresa só será uma escolha caso promova estas atitudes sustentáveis.

Revista Teles Pires - Quais são os objetivos concretos que motivam as empresas a optar pelo desenvolvimento sustentável?
Widmer -  Não podemos tapar que uma empresa vive de lucros, e se adequar ao mercado atual que exige muito este quesito de sustentabilidade é quase uma regra para ser bem vista na sociedade, pois desta forma a empresa estará se garantindo no mercado de que tem atitudes corretas e sem sombra de dúvidas a ideia de economizar, garantir um futuro digno a sociedade e a própria empresa num futuro curto e longo são os objetivos que levam a seguir este desenvolvimento.

Revista Teles Pires - Em sua opinião, qual o papel das empresas na construção de uma sociedade melhor?
Widmer -  O principal papel das empresas que vejo é promover o acesso ao desenvolvimento a todos e de maneira geral, parece muito não é?! Mas não é muito, se você parar para analisar qualquer tipo de comercio ou empreendimento sempre busca o mais atual do mercado para apresentar para seu público através de investimentos, logo após passa a facilitar o acesso de todos a estes investimentos que fora realizado. Portanto, por mais que uma empresa visa lucro, ou busca explorar de certa forma seus clientes, ela sempre promove esse desenvolvimento social, exemplo disso é pegarmos um país onde atua o livre comercio e um país onde atua um monopólio, logo verá qual sociedade é mais beneficiada com as empresas e qual é mais explorada. Por isso vale ressaltar que meu ponto de vista vale somente em um quadro onde a empresa atua de forma livre dentro de suas atribuições.

Revista Teles Pires - Que dica você daria aos empresários que começaram a enxergar essa necessidade?
Widmer -  A primeira dica é se alicerçar com informações sobre o tema e a partir disso usar estas novas atitudes em seu favor, mas por ser muito conteúdo e as vezes levar muito tempo a para isso, a maneira mais fácil é buscar um profissional da área que tenha certa bagagem, e sempre através de uma parceria simples poderá estar se enquadrando e destacando sua empresa positivamente aos olhos da sociedade moderna.

Revista Teles Pires - Assim como o tema da sustentabilidade, a educação no Brasil e porque não em nossa região, evoluiu muito nos últimos anos, porém, ainda temos um longo caminho a ser percorrido.  Que aspectos você acredita que devemos considerar para desenvolvermos um modelo de educação para sustentabilidade?
Widmer -  O foco deve ser voltado principalmente para o aspecto cultural, sei que é muito difícil alterar uma cultura, mas podemos fazer isto através do ensino básico passando alguns conceitos simples aos pequeninos e com isso estaríamos criando a cultura sustentável, pois uma vez que você instrui e apresenta a maneira correta para crianças ela sempre terá a opção de fazer o certo, hoje o nosso maior problema é que o adulto atual não tem em mente a opção de fazer o certo pois para a grande maioria nunca lhes foi apresentado esta opção, com isso a primeira alternativa será o errado, e seguindo aquele velho ditado que diz: cavalo velho não aprende a marchar, retrata bem essa dificuldade de mudanças que aqueles que foram criados numa cultura diferente desta que busca a sustentabilidade.

Revista Teles Pires - Na sua opinião, quais os pontos mais relevantes em relação à sustentabilidade deveriam ser discutidos urgentemente pela sociedade e, principalmente, pelos nossos governantes?
Widmer –  Lixo, sem dúvidas. Lixo está ligado em todos problemas sociais inclusive a saúde, veja só em 1800 até 1950 em nossa realidade as mortes por problemas simples nas cidades como saneamento básico eram as principais causas, mortalidade infantil era muito alta, doenças por falta de uma higienização adequada atingiam indistintamente, não vou apresentar dados aqui, porém uma busca simples no google pode nos trazer estas informações. O impacto que o lixo traz a nossa saúde e bem estar está diretamente ligado as nossas vidas, exemplo simples são uma serie de verminoses que são gerados no lixo, que por consequência pode contaminar a agua, animais e nós humanos, e os vermes podem nos causar uma infinidades de outras doenças. Lembrando que é o exemplo mais simples possível, existe uma série de doenças complexas que podem ser causadas pelo lixo, e levar o lixão a 20 km da cidade para atender normas aéreas não muda neste ponto, vez que seu alimento pode estar sendo produzido no pasto ao lado, no rio ao lado, na plantação ao lado de uma grande foco de contaminação.

Revista Teles Pires – Na sua opinião, qual seria o resultado de um balanço do desenvolvimento da sustentabilidade em nossa região?
Widmer –  Baixíssimo, nossa região ainda sofre muito com “cavalos velhos” como citado acima, e com isso passou a conhecer sustentabilidade por meios privados, obras multinacionais, empresas etc...
 A falta de informação e conhecimento sobre o tema por todos que compõe o desenvolvimento da nossa região acaba criando uma trava nesse progresso, fazendo com que o mínimo exigido por parte da administração que é a fiscalização não seja aplicada, e com isso todo e qualquer desenvolvimento fica prejudicado, inclusive e principalmente ocorre a frustação dos investidores privados que investem no tema e não reconhecidos.

Revista Teles Pires – Qual o legado quer deixar para as futuras gerações?
Widmer -  O legado pessoal ainda tenho muito a escrever, porém creio que devemos sempre fazer o melhor primeiramente ao nosso redor, pois somente assim seremos capaz de fazer o melhor para o próximo. Desenvolver uma história limpa e digna é o melhor caminho a todos, somente assim seremos capaz de deixar algum resultado para as gerações futuras, vez que tudo que você fizer estiver pensando no amanhã, já é um grande passo para um legado.
Em aspecto social e de empreendedor no ramo não vejo maior legado do que poder contribuir positivamente com as pessoas em geral, mesmo que indiretamente.

Revista Teles Pires - Qual conselho você deixaria aos novos “líderes sustentáveis” que estão começando agora?
Widmer -  Busque conhecimento ou parceria com grandes profissionais, somente desta forma atingirá rapidamente os melhores resultados sustentáveis.

Revista Teles Pires - Por fim, qual é o papel de cada indivíduo para que a sustentabilidade não seja apenas tema de palestras e discussões e torne-se uma prática diária?
Widmer -  O principal papel é questionar, tudo que for fazer ou receber questione até onde aquilo pode te afetar positiva e negativamente, é assim que funciona hoje mesmo que sutilmente, veja que quando um empreendimento que irá impactar de certa forma a sociedade cabe a cada indivíduo dar sua opinião, muitas das vezes representado o indivíduo não exerce o direito de questionar, e isso é o principal prejuízo. Se cada pessoa tiver o entendimento de questionar de onde vem para onde vai, isso faz com que tome consciência das atitudes em geral, suas e dos outros. Exemplo 8 bilhões de pessoas, se cada uma usar 1 canudo plástico por dia são 8 bilhões de canudos, você já viu uma reciclagem de canudos? Levando 200 anos para se decompor quantos canudos teremos ao longo de 200 anos? Onde estes canudos estarão depositados nesse período de tempo? Quais prejuízos eles podem causar? Existe uma solução alternativa de canudos?
Viu que o simples fato de questionar, mesmo sem saber exatamente as respostas você já fica preocupado, então desde um papel de bala, até mesmo um celular pode conter estes questionamentos cada uma dentro do seu contexto e questionando o indivíduo passará a repensar suas atitudes e irá de encontro com atitudes sustentáveis.